Nebulosa fantasmagórica vaga no espaço, a vdB 141
Semelhantes a personagens de um filme de Tim Burton, essas figuras misteriosas integram uma nuvem de gás molecular e poeira localizada a 1.400 anos-luz de distância, na constelação Cepheus. Identificadas pela primeira vez em 1966, essas formas humanas com os “braços” erguidos deram origem a seu apelido assustador: Nebulosa Fantasma.
Denominada vdB 141, essa nebulosa de reflexão tem mais de 2 anos-luz de extensão, cerca de metade da distância entre o Sol e o sistema estelar mais próximo, Alfa Centauro.
As estrelas brilhantes próximas à nebulosa são responsáveis por sua coloração e fulgor. Como uma névoa ao redor de um poste de luz, uma nebulosa de reflexão só brilha porque a luz das estrelas adjacentes ilumina sua poeira; a Nebulosa Fantasma não emite nenhuma luz própria visível.
De certa forma, todos os corpos celestes são um tanto espectrais, já que estamos observando a luz de objetos emitida há muito tempo atrás. Nosso céu noturno é literalmente povoado por fantasmas!
A imagem acima foi captada em 28 de agosto de 2009, com a grande angular da Câmera Mosaic do Telescópio Mayall, do Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona.
Crédito da imagem: T.A. Rector/Universidade do Alasca, Anchorage, H. Schweiker/WIYN e NOAO/AURA/NSF - Baixe a versão em alta resolução aqui.
Fonte: Discovery Brasil