Últimas

Tumbas de 3 mil anos são descobertas em área que foi dominada pelos Talibãs


Túmulos com mais de três mil anos foram descobertos no Vale do Swat, no Paquistão, por arqueólogos italianos. O achado nesta região, que já foi controlada pelos Talibãs, foi anunciada nesta sexta-feira. A área onde foram encontrados os túmulos é chamada de “Suíça do Paquistão”, por conta de seu vales verdes e também devido a algumas preciosidades budistas de tempos passados que supostamente estaria escondidas por lá.

Os pesquisadores descobriram aproximadamente 30 túmulos, reunidos e parcialmente entrelaçados uns sobre os outros. De acordo com envolvidos na pesquisa, o cemitério funcionou entre o fim do segundo milênio antes de Cristo e a primeira metade do primeiro milênio. Os pesquisadores também deduziram que eram realizados rituais funerários complexos.

Primeiramente, acontecia a decomposição dos corpos em um túmulo aberto. Em seguida, os ossos eram queimados e guardados em um túmulo fechado, antes que um pequeno monte fosse erguido sobre ele.

Esta região está repleta de sítios budistas, pouco visitados pelos turistas, e que são alvo de revoltas de talibãs. A área foi controlada pelo Talibã entre 2007 e 2009.