"Cometa do Século", ISON brilhará mais do que a Lua
O cometa ISON está sendo chamado pelos pesquisadores de "Cometa do Século", já que ficará a uma distância de 1,2 milhão de quilômetros do Sol. Além disso, estima-se que quando ocorrer sua maior aproximação em janeiro de 2014, ele brilhará com mais intensidade do que a Lua e espalhará uma grande quantidade de poeira cósmica sobre a Terra, de acordo com o astrônomo russo Lev Guindilis.
O ISON foi observado pela primeira vez pelos pesquisadores Artiom Novichónkov e Vitali Nevski, por meio da Rede Internacional de Ciência Ótica, localizada no Sul da Rússia. De acordo com Guindilis, estas partículas de poeira cósmica "chegarão à superfície terrestre dentro de alguns meses no caso das maiores. Já as menores chegarão dentro de quatro anos e poderão ser coletadas por todo o planeta".
Em janeiro de 2014, este cometa poderá ser visto a olho nu e, provavelmente, vai encantar os observadores do céu. Já para os cientistas, este cometa permitirá obter novas e valiosas informações sobre a natureza destes objetos do espaço.
Fonte: History