Estudo: flores surgiram 100 milhões de anos antes do que se pensava
Pesquisadores descobriram grãos de pólen fossilizados
Cientistas divulgaram nesta terça-feira a descoberta de grãos de pólen fossilizados de 240 milhões de anos. Os fósseis podem colocar o surgimento das flores 100 milhões de anos antes do que se imaginava. A pesquisa foi publicada no jornal Frontiers in Plant Science.
O pólen fossiliza mais facilmente do que folhas e flores e, por isso, são os mais comuns registros das primeiras plantas com flores. Esses vegetais eram relacionados às coníferas, aos ginkgos, às cicadáceas e as "samambaias com sementes" (pteridospermatófitas).
Peter Hochuli e Susanne Feist-Burkhardt, da Universidade de Zurique, encontraram os fósseis em Weiach e Leuggern, no norte da Suíça. Em 2004, os pesquisadores já haviam encontrados pólen do Triássico a 3 mil quilômetros ao norte das cidades suíças, no mar de Barents, o que confirmaria que as plantas com flores evoluíram muito antes do Cretáceo.
As duas regiões estudadas, na época que viveram as plantas, tinham clima subtropical. A Suíça, contudo, era muito mais seca, o que indica que essas flores ocorriam em habitats bem distintos. Além disso, a estrutura do pólen indica que elas eram polinizadas por insetos parecidos com besouros - já que as abelhas surgiriam apenas 100 milhões de anos depois.
Fonte: Terra