Imagem revela os pilares da criação na Nebulosa da Águia
Uma imagem feita pelo telescópio espacial Hubble revelou novos detalhes da famosa Nebulosa da Águia. A imagem mostra a nebulosa rodeada por pilares de poeira, moldados pela luz e vento cósmico.
Nebulosas são nuvens densas de gás e poeira cósmica. São constantemente regiões de formação estelar, como a Nebulosa da Águia. Os astrônomos acham novos planetas e berçários estelares em locais como o dessa foto.
A nebulosa da Águia está 6500 anos-luz de distância, na constelação de Serpens. Ela contém um aglomerado de estrelas jovens e quentes. A nebulosa brilha principalmente devido à luz das estrelas e ao gás quente capaz de preencher a cavidade gigante, que cobre as superfícies dos pilares e outras estruturas.
A Nebulosa da Águia foi descoberta em 1745. Mas ficou famosa após uma imagem da nebulosa tirada pelo telescópio Hubble em 1995, "Pilares da Criação". Ela exibia o nascimento de estrelas em incubadoras semelhantes a pilares, que são formados por gás hidrogênio e poeira estelar, conhecidos como pilares da criação.
Hubble – Essa imagem da Nebulosa da Águia foi capturada pelo Hubble em 2005, como parte da celebração do décimo quinto aniversário do lançamento do telescópio. A Nasa divulgou a novamente no site Foto Astronômica do Dia (Apod, na sigla em inglês) na segunda-feira (30).
Este telescópio espacial foi lançado em 1990. Desde então, já fotografou muitas galáxias e corpos celestes distantes do universo. A Nasa espera manter o Hubble em funcionamento até pelo menos 2018, quando o Telescópio Espacial James Webb, seu sucessor, deverá ser lançado.
Veja a imagem da Nebulosa de Águia completa abaixo:
Fonte: INFO