Nasa comemora Halloween com nebulosas 'fantasmagóricas'
As nebulosas, nuvens de poeira, hidrogênio e plasma de estrelas que estão morrendo e ejetando massa, são: Crânio Exposto, a PMR 1, que fica a 5.000 anos-luz na constelação de Vela; Fantasma de Júpiter, que parece um olho ensanguentado, conhecida por NGC 3242, está a 1.400 anos-luz, na constelação de Hydra; já a Pequena Nebulosa do Haltere, se parece com uma borboleta e está a 2.500 anos-luz daqui, na Constelação de Perseus
A NASA comemorou hoje (31) o Halloween "espacial", com fotografias de três "estrelas fantasmas" tiradas pelo telescópio Spitzer. As estrelas são três nebulosas planetárias (nuvens de poeira, hidrogênio e plasma), geradas a partir de estrelas que estão se desintegrando, que assumiram formas fantasmagóricas, sendo elas um crânio aberto com cérebro, um olho ensanguentado e o ectoplasma de uma borboleta.
A nebulosa PMR1, rebatizada pelos especialistas da Nasa como "Crânio exposto" fica a cerca de 5 mil anos luz da terra, na constelação das Velas.
A segunda nebulosa parecida a um olho ensanguentado é identificada pela sigla NGC 3242, mas é mais conhecida como "Fantasma de Júpiter", se localiza a 1,4 mil anos luz da terra na constelação de Hidra.
O terceiro "fantasma" estrelar é o que parece com uma borboleta da nebulosa NGC 650, mais conhecida como "pequeno guidão", que está a 2,5 mil anos luz da Terra na constelação de Perseu.
Os Estados Unidos (EUA) comemoram hoje o Halloween, dia das bruxas.
Fonte: UOL