Você sabe quais doenças são transmitidas por vetores?
O Programa Futurando desta semana vai atacar com muita informação as doenças disseminadas por vetores. Malária, dengue, doença de chagas, elefantíase são algumas delas, também comuns no Brasil.
Cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças transmitidas por vetores. É por isso que a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu o assunto como tema do dia mundial da saúde em 2014, comemorado no dia 7 de abril.
Malária, dengue, elefantíase e febre amarela são algumas doenças transmitidas por vetores. Elas são comuns em países tropicais, inclusive no Brasil. E o Futurando dedica esta edição inteira ao tópico para combater esses males com informação.
Na Alemanha, visitamos um centro de pesquisa dedicado ao estudo dessas enfermidades. Descobrimos que, recentemente, o Instituto de Doenças Tropicais de Hamburgo fez uma parceria com o Brasil para combater a dengue. O repórter Maurício Cancilieri foi até lá saber como funciona o projeto.
A dengue é a doença transmitida por mosquito que mais se espalha pelo mundo. Nesta edição você conhece também o ciclo de vida do inseto, que é extremamente rápido. Em apenas 10 minutos, os ovos do aedes egypt se transformam em larvas. A pesquisadora Gabriela de Oliveira Paiva e Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conversou com a gente no estúdio do Futurando para esclarecer mais sobre a doença.
A malária também é transmitida por uma mosquito, é uma das doenças mais letais no mundo. Só no ano passado, ela matou 627 mil pessoas, em 97 países. Na África foram 165 milhões de casos. No Quênia, país da África Oriental, uma das dificuldades é levar informação aos moradores de como se proteger.
A doença de chagas também é lembrada no dia mundial da saúde. O inseto que hospeda o parasita causador da doença, conhecido como barbeiro, tem hábitos noturnos. Você verá no Futurando uma animação bem explicativa sobre o ciclo de vida dele e como a doença é contraída.
O programa também destaca como a medicina está avançando no combate a essas doenças. A elefantíase, que causa um inchaço fora do normal em algumas partes do corpo, em breve pode ganhar um novo tratamento. Até agora, não há cura para o mal. Mas na Alemanha, novas descobertas nos laboratório podem oferecer um combate mais efetivo contra essa doença devastadora.
O programa
Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados 18h, com reprise às terças-feiras 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.