Identificado na China o 'Pinóquio rex', o tiranossauro narigudo
Cientistas descobriram uma nova espécie de tiranossauro de focinho longo, apelidada de Pinóquio rex, que viveu há mais de 66 milhões de anos atrás.
O animal, que pertencia à mesma família do Tiranossauro rex, foi um destemido carnívoro e viveu na Ásia durante o Período Cretáceo.
O predador recém-descoberto foi batizado de Qianzhousaurus sinensis e conta com uma aparência muito diferente de outros tiranossauros. Tem crânio alongado e dentes estreitos, em comparação com as mandíbulas mais potentes e profundas e os dentes grossos de um T. rex convencional.
Os dois primeiros
Os paleontólogos estavam incertos sobre a existência de tiranossauros de focinho longo até descobrir seus vestígios da espécie no Sul da China.
Até hoje, foram encontrados fósseis de apenas dois tiranossauros de cabeças alongadas - ambos eram de animais jovens. Ainda não era certo se eles pertenciam a nova classe de dinossauros ou se eles estavam em estágio inicial de crescimento, e que depois desenvolveriam crânios mais robustos.
A nova espécie, descrita por cientistas da Academa de Ciências Geológicas da China e da Universidade de Edimburgo (Escócia), é de um animal que se aproximava da idade adulta. Seus vestígios estavam bem preservados e foram encontrados praticamente intactos, o que confirmou a existência de uma espécie de tiranossauro com focinhos longos.
Sem conflito com o T. rex
O Q. sinensis viveu na mesma época dos outros tiranossauros, mas não entravam em conflito com eles, já que seus adversários eram maiores e provavelmente perseguiam outras presas. Ele foi extinto há cerca de 66 milhões de anos atrás, assim como os outros grandes répteis, provavelmente devido ao impacto causado pela colisão de um asteroide com a Terra.
A partir da descoberta, os pesquisadores criaram um novo ramo da família dos tiranossauros, onde abrigarão espécies com focinhos longos. Eles esperam que mais dinossauros sejam adicionados a este grupo, com o avanço das escavações na Ásia.
- Esta é uma nova espécie de dinossauro. Tem a abundância de dentes do T. rex, mas seu focinho era alongado e havia uma fileira de chifres em seu nariz - conta Steve Brusatte, coautor do estudo e pesquisador da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo. - Pode parecer um pouco cômico, mas ele é mortal como todos os outros tiranossauros, e talvez um pouco mais rápido e furtivo.
Professor da Academia de Ciências Geológicas da China, Junchang Lü ressaltou a importância da descoberta:
- Assim como o Alioramus da Mongólia, o Q. qianzhousaurus mostra como os dinossauros de focinho longo estavam amplamente distribuídos pela Ásia. Embora estejamos apenas começando a aprender sobre ele, estes tiranossauros foram aparentemente um dos principais grupos de dinossauros predadores do continente.
O resultado do estudo, financiado pela Fundação de Ciência Natural da China e pela Fundação Nacional de Ciências, foi publicado na revista "Nature Communications".
Fonte: Yahoo