Pesquisadores encontram moeda rara em fazenda de Cabo Frio, RJ
Moeda do século XVIII foi achada por pesquisadores que atuam no local.
Relíquia foi fabricada em 1778, no período que o Brasil era colônia. portuguesa.
Pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que trabalham em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, encontraram uma moeda rara que remonta ao Brasil Colonial. A moeda foi fabricada em 1778, no período que o Brasil era colônia portuguesa, época de D. Maria e D. Pedro III (1777-1786), com valor monetário português.
Segundo os pesquisadores, trata-se de uma moeda de cobre de cinco reis, com descrição na borda do anverso é “Maria I” e “Petrus III, D.G.P.E., Brasil”, e na borda do reverso é “Pecunia Totum Circumit Orbe”, que significa “O Dinheiro Circula em Todo o Mundo”.
"A Fazenda Campos Novos está ali desde 1690, como testemunho da história do Brasil e a moeda recorta uma parte dessa história tão importante, que é o período colonial", disse o historiador e pesquisador Jonatas Carvalho.
A equipe da Secretaria de Agricultura montou um Centro de Memória para expor algumas peças encontradas na Fazenda Campos Novos. "Estamos priorizando os achados históricos intensificando com uma série de projetos aprovados, como é o caso do 'Caminhos de Darwin', projeto para divulgação de ciência e tecnologia que prevê mapeamento nas áreas de arqueologia, geologia, biologia e história", disse José Faustino Junior, secretario de agricultura de Cabo Frio.
Fonte: G1