Oceano de lua de Saturno pode ser tão salgado quanto o mar Morto
Os pesquisadores descobriram que a crosta de gelo da Titã, que cobre um oceano muito salgado, varia de espessura em torno da lua
Ao analisar dados enviados pela sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), cientistas encontraram indícios de que o oceano de Titã, a maior lua de Saturno, pode ser tão salgado quanto o mar morto.
Titã é a maior lua de Saturno e chama a atenção de cientistas por ter características semelhantes às da Terra. Ela tem uma atmosfera espessa e uma superfície moldada por ventos e chuvas.
Os pesquisadores estudaram dados enviados pela sonda nos últimos 10 anos, desde que Cassini entrou na órbita de Saturno. Os resultados foram publicados na edição semanal do jornal Icarus.
Alguns resultados comprovam indicações feitas anteriormente de que a crosta gelada da lua é rígida. Além disso, a espessura da crosta de gelo varia ligeiramente de um lugar para outro da lua.
A partir desses dados sobre as condições da crosta e sua gravidade, os cientistas descobriram uma densidade relativamente alta no oceano de Titã, que é coberto por essa crosta. O oceano é extremamente salgado para os padrões da Terra e contém sais dissolvidos compostos de enxofre, de sódio e de potássio.
A densidade faz o oceano ter um teor de sal igual ao das águas mais salgadas da Terra. Além disso, segundos os cientistas, as condições locais poderiam ter sido muito diferentes no passado.
Fonte: INFO