Cientistas descobrem "segredos genéticos" para uma vida mais longa
Viver de maneira saudável em um ambiente agradável, obviamente, aumenta sua qualidade de vida. Mas novos estudos apontam que o papel da genética pode ser muito importante na missão longevidade.
Publicado na Aging Cell, a pesquisa mostra que – apesar de contar no máximo em 30% - a genética de sua família é essencial para ganhar uns aninhos a mais. Estudos antigos já diziam que os genes APOE e FOXO3A – responsáveis por levar o colesterol e a insulina ao corpo – poderiam se associar à longevidade, porém nada havia sido oficialmente confirmado. Então que cientistas do Centro de Pesquisa Nacional do Câncer da Espanha decidiram correr atrás dessa ideia.
Realizando testes com membros de três famílias conhecidas por suas longevidades (matriarcas com mais de 103 anos que tiveram filhos com, no mínimo, 97 anos), os pesquisadores descobriram um gene em comum entre eles. O APOB é um transportador do “mau colesterol”, conhecido por entupir as veias, bloquear artérias e até mesmo causar ataques cardíacos.
De acordo com o cientista responsável pelo artigo, Timothy Cash, “a tese do baixo nível de colesterol reafirma a teoria de que a saúde cardiovascular é essencial para um processo de envelhecimento saudável”.
Fonte: Galileu