O que aconteceria se o Sol deixasse de existir por apenas um segundo?
Se o Sol ficasse invisível por um segundo, não seria nada grave: teríamos um breve momento de escuridão, não muito diferente de um eclipse, e depois voltaríamos ao normal. Mas caso o Sol parasse de existir por um momento, bem, aí a coisa seria bem mais séria.
A órbita dos objetos em nosso sistema solar – incluindo todos os planetas – é o resultado de uma constante aceleração em direção ao Sol, sob a influência da gravidade dele. A Terra, por exemplo, orbita o Sol numa velocidade média de 30 km/s; isso depende da distância entre eles, já que a órbita não é circular, e sim elíptica.
Ao remover o Sol, cessaria o efeito gravitacional que ele exerce nos objetos do sistema solar. Assim, em vez de continuarem a acelerar numa trajetória circular, esses objetos iniciariam uma trajetória em linha reta numa velocidade constante.
Isso pode não parecer grande coisa, mas cada planeta, cometa, asteroide e grão de poeira em órbita no sistema solar iria se mover de forma independente, e suas trajetórias mudariam depois que o Sol voltasse.
Alguns objetos viajariam mais perto de outros, e outros ficariam mais longe. Isso resultaria em uma órbita instável para muitos deles: um ligeiro aumento da gravidade entre eles poderia lhes dar um leve empurrão, talvez ejetando-os do sistema solar ao longo do tempo, ou puxando-os para a órbita de outros objetos e planetas.
Em uma escala maior, a remoção do Sol também retiraria seu campo magnético protetor de todo o nosso sistema solar. Este campo, conhecido como heliosheath – a camada exterior da heliosfera – nos protege de uma grande quantidade de radiação e partículas que vêm de fora de nosso sistema solar, desviando-os para longe de nós.
Ao remover a heliosheath durante um segundo, toda essa radiação entraria em nosso sistema solar. Mesmo à velocidade da luz, ela não chegaria longe: afinal, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar até nós, e os limites da nossa heliosfera parecem estar a uma distância cerca de 84 vezes maior. Mas uma vez restaurado, o campo magnético do Sol seria muito menos capaz de desviar com segurança toda essa radiação, que poderia chegar até nós.
A radiação criaria algumas auroras muito interessantes na atmosfera, e a interação com o campo magnético da Terra poderia causar problemas para satélites em órbita e redes elétricas terrestres, assim como quando ocorrem as erupções solares.
Para além disso, eu não tenho certeza, mas acho que seria uma experiência interessante de se viver.
“O que aconteceria se o sol desaparecesse?” apareceu originalmente no Quora: “Faça uma pergunta, obtenha uma grande resposta. Aprenda com especialistas e consiga informações privilegiadas.” Você pode seguir o Quora no Twitter, curtir sua página do Facebook e acompanhá-los no Google+.
Fonte: GIZMODO