Por quê adolescentes são impulsivos e dramáticos? A ciência explica
A gente cresce e costuma dizer pros mais jovens aproveitarem a adolescência, que é a melhor época da vida e que passa rápido. Mas a verdade é que a adolescência não é uma época fácil. Você deve lembrar (ou estar passando por isso) da sensação de que todos seus problemas eram gigantes, intransponíveis, e que tudo era tão complicado e difícil e o fim do mundo, e daquele frescor de fazer coisas sem pensar muito sobre elas.
Um estudo publicado recentemente no diário Psychological Science dá uma ideia científica dos motivos. A pesquisa mostra que adolescentes sentem dificuldade de mudar de comportamento quando as situações mudam, e que as mentes dos jovens são muito mais sensíveis ao apelo das recompensas do que a dos adultos.
Antes, acreditava-se que o comportamento adolescente estava relacionado ao lobo frontal, responsável pelo auto-controle, que na adolescência ainda não estaria completamente desenvolvido. Mas agora percebe-se que o motivo é outro: decisões arriscadas, idiotas e impulsivas tomadas em grupo acontecem porque o adolescente sente a 'recompensa' como algo muito mais forte e duradouro do que um adulto no mesmo contexto sentiria - mesmo quando ela não está mais lá e deixa de fazer sentido.
Fonte: Galileu