Últimas

Se eu estivesse a 65 milhões de anos luz de distância Terra, conseguiria ver os dinossauros com uma luneta potente?

  (Foto: Photo Pin)

Em tese, você conseguiria observar um tiranossauro passeando pela Terra se estivesse a essa distância do planeta. Mas haja telescópio potente para isso! “Mesmo para as estrelas mais próximas e com os melhores telescópios do mundo, ainda não é possível enxergar detalhes da superfície de planetas. A essas distâncias imensas, só conseguimos discernir as estruturas das galáxias”, afirma Rubens Machado, pesquisador do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo. 

Excluída a possibilidade prática, a pergunta é interessante para discutir a percepção do tempo e sua relação com o espaço. Apesar de a luz alcançar 300 mil quilômetros por segundo, as distâncias entre corpos celestes são tão grandes que o tempo de propagação é perceptível. “A Lua está a uma distância de pouco mais de 300 mil quilômetros da Terra, portanto a luz leva aproximadamente um segundo para chegar até nós. Podemos dizer que o satélite está a um segundo-luz de distância”, diz Machado.

Quando a distância aumenta, o tempo para que a luz desses corpos celestes chegue até nós se alonga também. Andrômeda, galáxia vizinha da Via Láctea, está a 2 milhões de anos-luz de distância, ou seja, nós estamos observando esse sistema do jeito que ele era há 2 milhões de anos atrás. “Caso existam astrônomos em algum planeta ao redor de alguma estrela de Andrômeda, eles também estarão vendo a Via Láctea como ela era há 2 milhões de anos no passado”, afirma o pesquisador.

Fonte: Galileu