Cientistas usarão smartphones para criar maior telescópio do mundo
Cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, anunciaram, nesta terça-feira (14), um projeto interessante, que convoca usuários de smartphones do mundo inteiro para explorar os segredos do universo.
Através de um aplicativo chamado Crayfis, que significa Cosmic Rays Found in Smartphones (Raios Cósmicos Encontrados em Smartphones), os cientistas analisarão as imagens capturadas pelos smartphones que tiverem o app instalado, para encontrar raios cósmicos.
A grosso modo, raios cósmicos na verdade são partículas altamente energéticas que vêm do universo e colidem com a atmosfera terrestre, se dividindo em outras partículas secundárias. No entanto, algumas partículas acabam chegando ao nível do mar, na taxa de uma por segundo a cada centímetro quadrado.
A energia de um raio cósmico é tanta, que chega a ser bilhões de vezes mais energética do que as partículas no CERN, o Grande Colisor de Hadrons, maior colisor de partículas do mundo.
Estudar os raios cósmicos ajuda os cientistas a desvendarem segredos do universo, como o porquê deles serem tão poderosos e de onde vieram. Além dos raios, o Crayfis poderá medir níveis de radiação cósmica e criar alertas para locais que estejam em perigo.
Qualquer pessoa pode participar do programa e instalar o aplicativo no smartphone. O Crayfis está disponível para Android e iOS e só entrará em funcionamento quando o smartphone estiver carregando na tomada e não estiver sendo usado após alguns minutos - ou seja, não atrapalhará no seu uso do dia a dia.
Fonte: CanalTech