Missão Rosetta grava cometa 'cantando'
Nesta quarta-feira (12), a sonda Philae, da missão Rosetta, aterrisou com sucesso na superfície do cometa67P/Churyumov-Gerasimenko. E, em uma das pesquisas realizadas até o momento, cientistas descobriram algo surpreendente - um som vindo do corpo celeste.
A 'música' é inaudível para ouvidos humanos - para escutá-la, técnicos precisaram aumentar seu volume em 10 mil vezes. "Isso é emocionante porque é completamente novo para nós. Não esperávamos isso e ainda estamos tentando entender a física do que está acontecendo", disse Karl-Heinz Glaßmeier, chefe do departamento de Física Espacial na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, em artigo no blog RESA Rosetta.
A frequência foi detectada pela primeira vez em agosto e, desde então, está sendo recebida continuamente. A hipótese dos cientistas é que o barulho seja causado pela ionização de partículas neutras de gases do cometa. Quando essas partículas interagem com o campo magnético do 67P/Churyumov-Gerasimenko, causam oscilações responsáveis pelo som.
Ouça aqui:
Fonte: Galileu