Cientistas planejam modem cortical para gerar visão biônica
Aparelho gera um display ou projeção de realidade aumentada na retina do usuário, sem capacetes ou óculos inteligentes
Cientistas americanos apresentaram o conceito de um “modem cortical”, conectado no DNA e no córtex visual para curar a perda de visão e implantar um display na retina do usuário.
O protótipo do modem cortical é um projeto da DARPA, a agência de pesquisa do exército dos Estados Unidos conhecida por ter inventado a ARPANET, considerada a precursora da internet.
Liderado pelo cientista Phillip Alvelda, o projeto prevê um aparelho que gera um display ou projeção de realidade aumentada na retina do usuário, sem capacetes ou óculos inteligentes.
O plano é criar um pequeno aparelho do tamanho de duas moedas que forneceria um display que gastaria a mesma energia do LED de um despertador eletrônico. O dispositivo custaria apenas 10 dólares.
O modem cortical é baseado no campo da optogenética, que envolve o estudo e controle de células dentro do tecido vivo a partir da iluminação.
Proteínas que respondem à luz podem ser colocadas no cérebro de seres vivos, permitindo que cientistas liguem ou desliguem neurônios com precisão inédita.
Os pesquisadores podem estudar a atividade neurológica em tempo real ou até mesmo controlar essa atividade, o que pode permitir que um dia defeitos neurológicos sejam corrigidos a partir desta técnica.
Fonte: Exame