Últimas

Formigas cultivam fungo exclusivo e dependem dele para viver


Da mesma forma que os fazendeiros, as formigas que cultivam fungos mantém jardins subterrâneos com esmero. Elas fertilizam, retiram as ervas daninhas e cuidam de sua cultura regularmente.
Pesquisadores agora descobriram que uma espécie primitiva de formigas cultiva uma espécie exclusiva de fungo.

"Essas formigas sobrevivem do cultivo e dependem totalmente desse fungo", afirmou Ted Schultz, entomologista do Instituto Smithsonian. O pesquisador e seus colegas descreverão suas descobertas na próxima edição do periódico The American Naturalist.
A Apterostigma megacephala foi descrita pela primeira vez em 1999, com base em quatro espécimes descobertos no Peru e na Colômbia. Dez anos depois, os pesquisadores descobriram ninhos da Apterostigma megacephala no leste da região amazônica brasileira e perceberam que as formigas cultivavam um tipo de fungo que cresce apenas em colônias dessa espécie e de uma espécie cortadora de folhas.

O desenvolvimento do fungo Leucoagaricus gongylophorus ocorreu apenas entre 2 e 8 milhões de anos atrás. O sequenciamento do DNA mostrou que a formiga pertence a uma linhagem que remonta a 39 milhões de anos.
Como e quando a espécie conseguiu esse fungo permanece um mistério, afirmou Schultz. A formiga cortadora de folhas, que também cultiva o fungo, evoluiu mais cedo, há aproximadamente 12 milhões de anos.

Outras formigas primitivas que cultivam fungos não conseguem digerir o organismo sem morrer, afirmou Schultz.

Fonte: UOL