Metamorfose ambulante...
Que toda borboleta é resultado de metamorfose muita gente já sabe... mas você conhece o ciclo completo de vida de uma borboleta?
Basicamente formado em 4 momentos, o Ciclo de vida e reprodução da borboleta não tem segredos... e é surpreendente.
1- Borboleta adulta e acasalamento
Uma borboleta adulta pode variar seu tempo de vida de acordo com sua espécie. A média de vida é de 4 semanas, porém podem algumas raras espécie sobreviver por 8 meses!
Durante o acasalamento a borboleta macho insere esperma no abdômen da fêmea, que é responsável pela colocação dos ovos em uma folha saudável, processo que pode levar apenas 24 horas.
2- Ovos
A borboleta fêmea desova então em folhas, que servirão de alimento para os filhotes. Aqui também, as espécies de plantas hospedeiras variam de acordo com a espécie da borboleta, que precisa de umidade, luz e nutrientes específicos para crescimento da lagarta.
3- Lagarta
Assim que os ovos eclodem, (processo que pode levar de cinco a sete dias) temos as lagartas. As plantas em que estão instaladas passam a servir como alimento para elas, que comem muito para seu tamanho, pois precisam acumular muita energia para a próxima etapa.
4- Casulo ou pupa
As lagartas passam por várias trocas de pele, denominadas ecdises.
Em determinado tempo, o corpo da lagarta endurece, formando o que se chama de pupa ou casulo. Toda a energia acumulada será utilizada para a mais fantástica metamorfose que se conhece: o nascimento da borboleta adulta.
Assim que sai do casulo, a borboleta aguarda as asas secarem para voar, e seu vôo pode atingir a velocidade de 20 km/h!
Por Carla Reis
Bióloga, professora e administradora do site
aventurasnoconhecimento@hotmail.com