Últimas

Galáxia ‘mais brilhante’ do Universo está se dilacerando

Galáxia fica a 12,5 bilhões de anos-luz da Terra e brilha mais do que 300 trilhões de sóis

Uma das galáxias mais resplandecentes do Universo, conhecida como W2246-0526, está sendo dilacerada por um potente buraco negro.

A força é tão grande que a energia gerada no processo movimenta gás através de toda a galáxia, localizada a 12,5 bilhões de anos luz da Terra.
O brilho radiante da W2246-0526 foi descoberto em 2015 através de dados coletados pelo telescópio espacial receptor de infravermelho WISE, da Nasa.

Agora, um novo estudo, conduzido no Chile e publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters, aponta que a galáxia está se dilacerando.
“O momento e a energia das partículas de luz depositadas no gás são tão intensos que estão empurrando o gás para fora, em todas as direções”, afirma Roberto Assef, da Universidade Diego Portales, em Santiago.


‘Caldeirão nuclear’

Buraco negro movimenta tanta energia que astrônomos ainda não sabem se gases sairão da galáxia

A galáxia contém tanta energia que os pesquisadores a comparam a um caldeirão de de água fervente aquecido por um reator nuclear em seu miolo.
Isso ocorre por causa do gigantesco buraco negro localizado no centro da galáxia. Sua força gravitacional é tão intensa que atinge toda a matéria e o gás a seu redor.

Mas nem todo esse material é “sugado” para dentro do buraco negro. Em vez disso, ele forma um “disco de acreção”, uma espécie de halo formado de gases e outras matérias.
É esse disco que faz com que a galáxia brilhe tão intensamente, com uma luminescência maior que o equivalente a 300 trilhões de sóis. O halo também é o responsável pela enorme turbulência sentida em toda a galáxia.

Os pesquisadores ainda não sabem se o gás que está sendo empurrado chegará a sair da galáxia ou será “devorado” pelo buraco negro. Se sair, os astrônomos poderão observar o disco de acreção em detalhe. Atualmente, ele está obscurecido por uma poeira.