A polêmica sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro
As redes sociais e internet estão bombando com a informação de que um objeto colidiria com a Terra em 16 de fevereiro deste ano e que causaria o fim do mundo.
Afinal, o mundo vai ou não acabar hoje? :-o
A teoria conspiratória foi divulgada por um suposto astrônomo russo chamado Dyomin Damir Zakharovich, que afirma que o objeto chamado WF9 teria saído do sistema de Nibiru em Outubro em direção da Terra e que a NASA saberia da informação.
O tal objeto mencionado por Dyomin até existe, 2016 WF9, e foi descoberto em 27 de novembro de 2016. O asteroide, ou cometa sem cauda, possui cerca de 0,5 e 1 km, faz uma volta completa em torno do Sol a cada 1.480 dias e terá sua aproximação máxima com a Terra no dia 25 de fevereiro de 2017, há uma distância de 51 milhões de km.
Mas NÃO, este objeto não tem chances de colidir com a Terra, causar tsunamis, nos deixar na escuridão, fazer a Terra arder em chamas e blá blá blá, como vemos em muitos filmes de ficção. Este não é nem mesmo o objeto que já passou mais próximo da Terra.
A veracidade destas informações sempre devem ser checadas em sites oficiais ou de especialistas no assunto, seja da NASA ou de algum órgão de pesquisa de respeito. Hoje em dia, com o olhar de telescópios amadores e profissionais espalhados pelo mundo inteiro, dificilmente seríamos os últimos a saber desta informação.
Caso esteja curioso e gostaria de acompanhar a trajetória do WF9, veja ao vivo informações e imagens interativas da projeção da órbita do objeto em 3D clicando aqui.