Últimas

Observe o cérebro balançar com cada batida do coração


Com nova técnica de ressonância magnética pesquisadores foram capazes de observar ondulações cerebrais pulsantes, movimentos tão sutis que escapavam da detecção pela tecnologia de imagem atual. 

No novo trabalho, os cientistas aperfeiçoaram um método existente chamado MRI amplificado, uma técnica que une várias imagens tiradas em momentos precisos do batimento cardíaco. Usando um algoritmo que captura minúsculos movimentos, pesquisadores da Universidade de Stanford, do Stevens Institute of Technology em Hoboken, Nova Jersey e da Universidade de Auckland criaram um filme de contorções rítmicas do cérebro enquanto o sangue e o líquido cefalorraquidiano entravam e saíam.

Os pequenos movimentos do cérebro (à direita) revela o movimento rítmico causado pelos batimentos cardíacos. Esse movimento permaneceria oculto (esquerda) sem a técnica.

Os pesquisadores usaram a técnica para observar como um cérebro normal se move. Mas o método também revelou movimentos alterados de um cérebro pertencente a uma pessoa com malformação de Chiari tipo I, um distúrbio marcado por uma forma anormal do crânio.

Uma maneira de ver como o cérebro se movimentando pode ajudar os cientistas a detectar distúrbios que distorcem o movimento normal do cérebro, como a hidrocefalia, o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro.