Últimas

Benefícios do vinho tinto estão relacionados à melhor saúde intestinal


Um novo estudo da King's descobriu que pessoas que bebiam vinho tinto tinham uma diversidade aumentada de microbiota intestinal (um sinal de saúde intestinal) em comparação com bebedores de vinho não tinto, além de uma associação com níveis mais baixos de obesidade e colesterol ruim.

Em um artigo publicado hoje na revista Gastroenterology, uma equipe de pesquisadores do Departamento de Pesquisa Gêmea e Epidemiologia Genética da King's College London explorou o efeito de cerveja, sidra, vinho tinto, vinho branco e bebidas espirituosas no microbioma intestinal e na saúde subsequente em um grupo de 916 gêmeas do Reino Unido. Eles descobriram que este microbioma dos bebedores de vinho tinto era mais diversificado em comparação aos que não bebiam vinho tinto. Isso não foi observado no consumo de vinho branco, cerveja ou bebidas espirituosas.

O microbioma é a coleção de microrganismos em um ambiente e desempenha um papel importante na saúde humana. Um desequilíbrio de micróbios 'bons' em comparação com 'maus' no intestino pode levar a resultados adversos à saúde, como sistema imunológico reduzido, ganho de peso ou colesterol alto. O microbioma intestinal de uma pessoa com um número maior de espécies bacterianas diferentes é considerado um marcador da saúde intestinal.

Os autores acreditam que o principal motivo da associação se deve aos muitos polifenóis do vinho tinto. Os polifenóis são produtos químicos de defesa presentes naturalmente em muitas frutas e legumes. Eles têm muitas propriedades benéficas (incluindo antioxidantes) e atuam principalmente como combustível para os micróbios presentes em nosso sistema. 

O estudo também descobriu que o consumo de vinho tinto estava associado a níveis mais baixos de obesidade e colesterol 'ruim', em parte devido à microbiota intestinal.