Cientistas inventam nova tecnologia para imprimir mensagens secretas invisíveis
Me lembro bem da época em que brincávamos de escrever mensagens secretas usando suco de limão, uma folha em branco e um ferro quente. Nunca fez isso? Então faça o teste!
Desta vez, de uma maneira pouco mais séria, um grupo de cientistas chineses descobriu uma nova maneira de escrever e ler mensagens "secretas", invisíveis pra ser mais exato, mas que pode ser apagada em seguida e o papel ser reutilizado como se nada tivesse sido escrito anteriormente.
A tecnologia criada pelos cientistas envolve o uso de água para imprimir mensagens em papel revestido com produtos químicos contendo manganês. A mensagem, invisível a olho nu, pode ser lida brilhando a luz UV no papel.
Com o uso de ar quente de um secador de cabelo, a mensagem pode ser apagada e o papel reutilizado.
A nova abordagem envolve o revestimento de papel de filtro com um polímero que contém produtos químicos contendo manganês, que pode absorver a luz UV e emitir luz verde, e depois imprimir mensagens neste papel com água pura, usando uma impressora a jato de tinta. A equipe disse que os materiais têm toxicidade muito baixa.
Quando a água pura interage com os produtos químicos que contêm manganês, ela rompe sua estrutura e, portanto, suas propriedades fotoluminescentes. O resultado é que, embora a mensagem não possa ser vista a olho nu, ela aparece como um desenho escuro sob luz UV de comprimento de onda curto.
Se o papel for aquecido sob um secador de cabelo por cerca de 30 segundos, a mensagem desaparecerá. Até agora, os pesquisadores conseguiram reutilizar o papel até 30 vezes antes de quebrar - com cada impressão custando frações de um centavo.
Veja abaixo o vídeo mostrando o processo:
A pesquisa foi publicada na Revista Matter.