Facebook adquire a CTRL, empresa de computação cerebral
Dispositivo CTRL kit, uma pulseira inteligente desenvolvida pela CTRL-labs
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (23) a aquisição da CTRL-labs, uma startup de Nova York criadora de um dispositivo chamado CTRL kit, uma pulseira capaz de controlar máquinas através de sinais elétricos do cérebro.
A startup se juntará ao Facebook Reality Labs, uma divisão da empresa de mídia social que está trabalhando para desenvolver óculos inteligentes de realidade aumentada.
Segue as palavras do vice-presidente de AR/VR do Facebook, Andrew Bosworth: “Eis como vai funcionar: você tem neurônios na medula espinhal que enviam sinais elétricos para os músculos das mãos, dizendo-lhes para se moverem de maneiras específicas, como clicar no mouse ou pressionar um botão”. “A pulseira decodificará esses sinais e os converterá em um sinal digital que seu dispositivo possa entender, dando a você o controle sobre sua vida digital”.
A CTRL-labs foi fundada em 2015 por Thomas Reardon e Patrick Kaifosh, ambos doutorados em neurociência pela Columbia University. No início de sua carreira, Reardon passou nove anos na Microsoft e foi então chefe de tecnologia da Openwave Systems. Os laboratórios da CTRL captaram US$ 28 milhões em fevereiro do GV da Alphabet e do Alexa da Amazon.
O Facebook trabalha em tecnologia de computação cerebral desde 2016 como parte da divisão Building 8 da empresa, que foi um laboratório skunkworks lançado para aumentar os esforços da empresa no desenvolvimento de produtos de hardware para consumidores . A empresa atualizou seus esforços de computação cerebral em julho, dizendo que a pesquisa realizada com a Universidade da Califórnia em San Francisco mostrou um progresso promissor, mas ainda estava há anos de comercialização.