Últimas

Google diz que alcançou a supremacia quântica, a primeira do mundo


Google já teria construído um computador quântico mais potente do que os melhores supercomputadores do mundo. 

A muito tempo já ouvimos falar sobre os computadores quânticos, máquinas capazes de executar cálculos usando diretamente propriedades de mecânica quântica, em outras palavras, que realizam cálculos milhões de vezes mais rápidos que um computador convencional.

Um artigo sobre o tema foi temporariamente publicado pela Google nesta semana (mas foi apagado em seguida), informou o Financial Times na última sexta-feira, e disse que o processador do computador quântico permitiu que um determinado cálculo fosse realizado em pouco mais de 3 minutos. Esse cálculo mencionado pela Google, para se ter uma ideia, levaria 10.000 anos para ser realizado pelo Summit da IBM, o computador comercial mais poderoso do mundo que pode realizar, nada mais nada menos, que 200.000 trilhões de cálculos por segundo.

Os pesquisadores do Google estão adotando o termo "supremacia quântica" como resultado, disse o Financial Times, porque seu computador pode resolver tarefas que de uma maneira única, nem mesmo pelos concorrentes atuais.

A gigante da tecnologia lançou seu chip de computador quântico de 72 qubit, Bristlecone, em março de 2018, dizendo que estava "cautelosamente otimista de que a supremacia quântica pode ser alcançada com o Bristlecone".

A computação quântica , que pode avaliar simultaneamente várias possibilidades, provavelmente será usada para simulações de física e química que não são possíveis em computadores convencionais, que não podem simular produtos químicos complexos. Eles também poderiam criar novos medicamentos e painéis solares, ajudar a desenvolver inteligência artificial e carros autônomos e até gerenciar portfólios de investimento.

Ficaremos de olho no site de Inteligência Artificial da Google, https://ai.googleblog.com/, para o anúncio oficial deste novo computador.