Últimas

NASA encontra novo cometa interestelar em nosso Sistema Solar

Ilustração da trajetória do cometa C/2019 Q4. Créditos: NASA / JPL-Caltech

Um cometa recém-descoberto, chamado C/2019 Q4, que está neste momento indo em direção ao Sol, tem tomado a atenção de pesquisadores por provavelmente se tratar de mais um cometa forasteiro em nosso Sistema Solar. Os pesquisadores acreditam que o cometa tenha origem interestelar e, se confirmado, será apenas o segundo objeto detectado com esta condição, o primeiro confirmado foi 'Oumuamua, observado em 2017.

O C/2019 Q4 está a 420 milhões de quilômetros do Sol e alcançará seu ponto mais próximo, ou periélio, em 8 de dezembro de 2019, a uma distância de 300 milhões de quilômetros, permanecendo  além da órbita de Marte. O cometa poderá será observado por telescópios profissionais nos próximos meses, tendo seu pico em dezembro.

O cometa C/2019 Q4, fotografado pelo Telescópio Canadá-França-Havaí na Ilha Grande do Havaí, em 10 de setembro de 2019. Créditos: Telescópio Canadá-França-Havaí

Um dos motivos que fazem os pesquisadores acreditarem que o cometa seja interestelar, além de sua trajetória, é devido a sua velocidade, de cerca de 15.000 km/h, bem acima das velocidades típicas de objetos que orbitam o Sol a essa distância.