Últimas

Conheça a ave com o canto de acasalamento mais alto do mundo


Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst e do Instituto Nacional de Pesquisa Amazônica em Manaus (INPA) identificaram o pássaro com o canto de acasalamento mais alto do mundo, a araponga-da-amazônia (Procnias albus), também conhecido como bellbird branco.

Estes pássaros alcançaram a incrível marca de 125 decibéis, em média, no ponto mais alto de uma de suas canções. O recorde anterior era de outro pássaro amazônico, o Cri-crió (Lipaugus vociferans), que atingia em média 116 decibéis. Essa diferença significa que a araponga pode gerar uma onda sonora com o triplo da pressão do Cri-crió, diz Jeff Podos, ecologista comportamental da Univ. de Massachusetts, que fez a pesquisa junto ao ornitólogo Mario Cohn-Haft, do INPA.

A equipe mediu a intensidade do som de três cri-crió e oito arapongas. Cada um deles soou a diferentes distâncias dos cientistas. Para fazer uma comparação precisa, os pesquisadores usaram binóculos com telêmetro, com lasers para medir a distância, para determinar a que distância cada ave estava. Depois, calcularam a intensidade do som a um metro de cada pássaro para coroar um vencedor.


A pequena araponga, que pesa menos de 250 gramas, parece ter sido criada para fazer sons altos, com músculos abdominais espessos e um bico que se abre muito largo, mas não conseguem segurar o canto por muito tempo porque ficam sem ar nos pulmões.