Manchas de óleo atinge diversas regiões do litoral brasileiro e animais estão em perigo, veja como você pode ajudar
Tartaruga encontrada no Ceará coberta de óleo
O Ibama tem tentando identificar as causas e origem das manchas de piche encontradas em diversas praias nordestinas desde o dia 02 de setembro.
Até o momento, os resultados apontam que a substância encontrada é de fato petróleo crú e que a mesma não é produzida no Brasil, porém não foi possível identificar sua origem.
O impacto ao meio ambiente já é bastante significativo, pois além de poluir as praias, diversos animais já morreram e tantos outros já foram intoxicados com o óleo.
“Esse tipo de acidente nunca tinha acontecido aqui no Brasil. Normalmente, as manchas de origem desconhecida, que é o caso dessa, são de pequeno impacto e abrangem só um estado. É a primeira vez que a gente está vendo um acidente, sem poluidor conhecido, atingir tantos estados”, disse a coordenadora geral de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Pirillo, em comunicado.
O Ibama orienta que, caso algum animal seja encontrado coberto por piche ou encalhado, é necessário contatar especialistas imediatamente.
Alguns Institutos especializados em proteção animal, como o Projeto Cetáceos da Costa Branca publicou em suas mídias algumas recomendações e "O que fazer?" caso encontre algum animal nestas condições, como pode ser visto abaixo: