Pesquisadores da Universidade de Richmond ensinam ratos a dirigir
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Richmond ensinou ratos a dirigir.
A professora de Neurociência Comportamental Kelly Lambert e seus colegas de pesquisa acabaram de publicar esta pesquisa no artigo da revista Behavioral Brain Research.
Esta pesquisa explorou como a execução de tarefas complexas, como dirigir, pode contribuir para estudos sobre o tratamento de condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.
"Nós já sabíamos que os roedores podiam reconhecer objetos, pressionar barras e percorrer labirintos, mas nos perguntamos se os ratos poderiam aprender a tarefa mais complexa de operar um veículo em movimento", disse Lambert.
A equipe de pesquisa construiu um minúsculo carro para os ratos com um recipiente de plástico transparente sobre rodas, com piso de alumínio e três barras de cobre funcionando como volante. Um total de 17 ratos foram treinados para dirigir em arenas retangulares. Os ratos que passaram na educação de seus condutores foram recompensados com Froot Loops.
"Eles aprenderam a navegar no carro de maneiras únicas e se envolveram em padrões de direção que nunca haviam usado para chegar à recompensa", diz Lambert.
Veja o vídeo impressionante abaixo:
Quanto aos próximos passos, a equipe está planejando experimentos de acompanhamento para entender como o cérebro muda para acomodar as habilidades de direção adquiridas, isto é, a neuroplasticidade que acompanha o treinamento de direção. Eles também continuarão a explorar como o domínio de tarefas, por exemplo, dirigir ou dominar outras tarefas complexas, modifica o estresse e a resposta de enfrentamento a novos desafios.