Últimas

Pesquisadores da Universidade de Richmond ensinam ratos a dirigir


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Richmond ensinou ratos a dirigir.

A professora de Neurociência Comportamental Kelly Lambert e seus colegas de pesquisa acabaram de publicar esta pesquisa no artigo da revista Behavioral Brain Research.

Esta pesquisa explorou como a execução de tarefas complexas, como dirigir, pode contribuir para estudos sobre o tratamento de condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

"Nós já sabíamos que os roedores podiam reconhecer objetos, pressionar barras e percorrer labirintos, mas nos perguntamos se os ratos poderiam aprender a tarefa mais complexa de operar um veículo em movimento", disse Lambert.

A equipe de pesquisa construiu um minúsculo carro para os ratos com um recipiente de plástico transparente sobre rodas, com piso de alumínio e três barras de cobre funcionando como volante. Um total de 17 ratos foram treinados para dirigir em arenas retangulares. Os ratos que passaram na educação de seus condutores foram recompensados ​​com Froot Loops.

"Eles aprenderam a navegar no carro de maneiras únicas e se envolveram em padrões de direção que nunca haviam usado para chegar à recompensa", diz Lambert.

Veja o vídeo impressionante abaixo:


Quanto aos próximos passos, a equipe está planejando experimentos de acompanhamento para entender como o cérebro muda para acomodar as habilidades de direção adquiridas, isto é, a neuroplasticidade que acompanha o treinamento de direção. Eles também continuarão a explorar como o domínio de tarefas, por exemplo, dirigir ou dominar outras tarefas complexas, modifica o estresse e a resposta de enfrentamento a novos desafios.