Últimas

Possuir um cão pode melhorar sua saúde cardíaca


Os cães não são apenas os melhores amigos do homem, mas também podem ser a chave para uma vida mais longa, afirma um novo estudo publicado no jornal American Heart Association.

Nossos amigos de quatro patas têm sido elogiados por sua capacidade de ajudar o bem-estar mental, reduzindo a ansiedade e a solidão, mas menos foi relatado sobre como eles podem ter um efeito positivo na saúde física.

Combinando dados de 3,8 milhões de pacientes de vários estudos, os pesquisadores descobriram que possuir um cão pode levar a melhores resultados cardiovasculares, especialmente para sobreviventes de ataques cardíacos e derrames que vivem sozinhos.

Cientistas da American Heart Association dizem que, em comparação com aqueles sem um cão de estimação, os proprietários experimentaram um risco reduzido de 24% de mortalidade por todas as causas e têm 65% menos chances de morrer após um ataque cardíaco. Aqueles que sofreram problemas cardiovasculares também tiveram 31% menos probabilidade de falecer.

Os resultados apoiam um estudo separado realizado pela Universidade Uppsala da Suécia, que mostrou um risco reduzido de morte de 33% para pacientes com ataque cardíaco que moravam sozinhos e possuíam um cão após serem liberados do hospital. Uma queda semelhante foi observada entre os pacientes com AVC, uma vez que receberam alta, 27% mais baixa do que aqueles sem cachorro.

"Esses dois estudos fornecem dados de boa qualidade, indicando que a propriedade do cão está associada à redução da mortalidade cardíaca e por todas as causas", disse Glenn N Levine , da American Heart Association.

"Embora esses estudos não randomizados não possam 'provar' que a adoção ou posse de um cachorro leva diretamente à redução da mortalidade, esses achados robustos certamente são pelo menos sugestivos em relação a isso".

A professora Tove Fall, do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Uppsala, disse que manter um cachorro também pode ajudar porque é uma boa motivação para a atividade física, mas alertou que são necessárias mais pesquisas. "Os resultados deste estudo sugerem efeitos positivos da posse de cães para pacientes que sofreram um ataque cardíaco ou derrame", disse ela.

“No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar uma relação causal e dar recomendações sobre a prescrição de cães para prevenção. Além disso, do ponto de vista do bem-estar animal, os cães só devem ser adquiridos por pessoas que sentem que têm capacidade e conhecimento para dar uma boa vida ao animal.”