Últimas

Zoológico de Paris revela organismo misterioso incomum, parecido com slime, que pode se curar e tem 720 sexos


Conheça a "bolha" (blob), um organismo incomum que será exibido no sábado no Parque Zoológico de Paris, como parte de uma exposição inédita destinada a mostrar suas habilidades raras.

O organismo misterioso, conhecido oficialmente como physarum polycephalum (ou "o lodo com muitas cabeças"), não é uma planta, um animal ou um fungo. Ele não tem dois sexos - masculino e feminino - tem 720. Pode avançar e aprender a reagir ao seu ambiente, é capaz de se dividir em diferentes organismos e depois se fundir novamente. É amarelo brilhante, parece um slime, pode se arrastar a uma velocidade de até 4 centímetros por hora, pode resolver problemas mesmo que não tenha um cérebro e pode se curar se for cortado em dois. Enfim... é um ser bastante peculiar!


Acredita-se que o ser unicelular tenha cerca de um bilhão de anos, mas chamou a atenção do público somente em maio de 1973, depois que uma mulher do Texas descobriu uma bolha amarela em rápida expansão crescendo em seu quintal. Com sua aparência extraterrestre e sobrenatural, a bolha tornou-se uma breve sensação da mídia, chegando a ser mencionada no New York Times.

A bolha do Texas morreu tão rapidamente quanto apareceu. O mundo praticamente esqueceu o lodo peculiar até que novas pesquisas publicadas em 2016 descobrissem que ele tinha uma forma de inteligência.

Audrey Dussutour, biólogo do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, conseguiu ensiná-lo a ignorar substâncias nocivas, de acordo com um papel que ela co-autor na revista Proceedings da Royal Society Parte B. Um ano depois, ele conseguiu se lembrar desse comportamento, de acordo com sua pesquisa.

Também é capaz de resolver problemas, como encontrar o caminho mais curto para sair de um labirinto e antecipar mudanças em seu ambiente, de acordo com pesquisadores científicos do Parque Zoológico.

Os cientistas inicialmente cultivaram a gota em placas de Petri, alimentando-a com aveia, sua comida favorita, de acordo com um vídeo publicado pelo Zoological Park que pode ser visto abaixo. Uma vez atingido um determinado tamanho, foi enxertado na casca da árvore - na qual se alimenta - e colocado em um terrário, onde os visitantes poderão vê-lo a partir de 19 de outubro.


A bolha normalmente é encontrada no chão das florestas na Europa, acrescentou ela. "Ela prospera em temperaturas que oscilam entre 19 e 25 graus Celsius (66 a 77 graus Fahrenheit) e quando os níveis de umidade atingem 80% a 100%", disse ela.

Quase imortais, seus únicos inimigos são leves e secos. O ser pode hibernar durante vários anos quando ameaçado.

A "bolha" leva o nome de um filme de terror cult de 1958, estrelado por Steve McQueen, no qual uma forma de vida alienígena toma conta de uma pequena cidade da Pensilvânia.