Últimas

Água alienígena pode ter sido encontrada no cometa interestelar Borisov


Astrônomos do Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA, liderados por Adam McKay afirma ter detectado um traço revelador de água no cometa 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar conhecido.

Embora já tenhamos detectado água nas atmosferas de exoplanetas interestelares, isso pode marcar a primeira vez que localizamos água originária de um sistema planetário diferente dentro de nosso próprio sistema solar.

Desde que o cometa Borisov foi descoberto no final de agosto, os astrônomos correm para observá-lo em detalhes antes que ele se afaste, seguindo sua aproximação mais próxima do sol no início de dezembro.

A equipe usou um instrumento no Observatório Apache Point, no Novo México, para estudar a luz refletida pelo cometa Borisov no início deste mês, e encontraram grandes quantidades de oxigênio ao redor do cometa, possivelmente resultado do giro do gelo na água, ou da sublimação, do sólido para o gasoso, quando é aquecido pelo sol.

As descobertas da equipe sugerem que o cometa está atualmente produzindo até 113 septilhões de litros de água por segundo. 

Existem outras explicações, no entanto, notavelmente que o oxigênio pode ser proveniente de monóxido de carbono ou dióxido de carbono, o que exigirá mais observações para verificação. Mas a atividade do cometa na medida em que se aproxima do sol é mais consistente com o que esperaríamos da água.

Isso é incrivelmente legal pois significa que as condições da formação do nosso Sistema Solar não são únicas. O que, extrapolando ainda mais, significa que pode haver um monte de outras Terras por aí.