Correr apenas uma vez por semana já pode ajudá-lo a evitar uma morte precoce
Não é de hoje que sabemos sobre os benefícios de caminhar, correr, pedalar... enfim, praticar alguma atividade física periodicamente. Agora, um novo estudo constata que pessoas que correm ao menos uma vez por semana têm um risco menor de morte prematura em comparação com pessoas que não correm e vai além, os benefícios de correr uma vez ou várias vezes por semana são quase equivalentes.
Até então não estava claro se a duração ou intensidade da corrida importava. Diversos pesquisadores que estudam os efeitos da corrida pensam na atividade em termos de doses, como se ela própria fosse um medicamento. Embora possa fazer sentido que mais corrida traga maiores benefícios à saúde, alguns estudos provocaram um debate questionando se níveis mais altos de corrida (mais de 250 minutos por semana) poderiam realmente trazer mais benefícios em termos de risco de morte prematura.
Neste trabalho, os pesquisadores reuniram diversos estudos (meta-análise) e verificaram que qualquer quantidade de corrida foi associada a um risco 27% menor de morte prematura, não havendo evidências de que grandes alterações na quantidade alterasse significativamente esse risco, desde correr não mais de uma vez por semana por menos de 50 minutos até correr todos os dias por um total semanal de 250 minutos.
Embora sejam necessárias mais evidências para determinar se existe um limite superior de quanto a corrida é benéfica, este estudo se encaixa com outras pesquisas que descobrem benefícios para a saúde em qualquer nível de atividade.