Mastigar chiclete sem açúcar pode ajudar a reduzir a cárie dentária
Uma revisão sistemática do King's College London encontrou evidências de que mascar chiclete sem açúcar pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de cárie dentária em adultos e crianças.
Publicado hoje no Journal of Dental Research: Clinical & Translational Research, a revisão encontrou algumas evidências de que mascar chiclete sem açúcar pode reduzir o avanço da cárie dentária e poderia ser usado como um agente preventivo viável, em comparação aos métodos de controle não-mastigatório como educação em saúde bucal e supervisão de programas de escovação sozinho.
Foram analisados estudos publicados nos últimos 50 anos, identificando 12 que exploraram o impacto e os resultados da intervenção de mascar chiclete sem açúcar em condições de saúde bucal e, em particular, cárie dentária em adultos e crianças. Verificou-se que a goma sem açúcar reduz o incremento de cárie, dando um fator preventivo de 28%.
Nos últimos anos, a goma de mascar sem açúcar emergiu como um possível complemento às estratégias de prevenção existentes para interromper o desenvolvimento de cárie dentária.