Novo pássaro da era dos dinossauros é descoberto no Japão
Ilustração do Fukuipteryx prima. Crédito da imagem: Masanori Yoshida
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Dinossauros da Universidade da Província de Fukui no Japão, liderados pelo Dr. Takuya Imai, descobriram fósseis de um pássaro que viveu aproximadamente 120 milhões de anos atrás, no início do Cretáceo.
Chamado de Fukuipteryx prima, o pássaro tinha o tamanho de um pombo e é o segundo dinossauro voador mais primitivo do registro, o mais antigo é o Archaeopteryx, que viveu entre 160 e 140 milhões. Esse fóssil é de extrema importância, pois é a primeira espécie de ave antiga do período cretáceo encontrada fora do nordeste da China
O esqueleto parcial de Fukuipteryx prima foi encontrado na pedreira de dinossauros Kitadani, na cidade de Katsuyama, na província japonesa de Fukui, em 2013.
Uma análise óssea sugere que esse indivíduo provavelmente tinha menos de um ano, quase atingindo sua maturidade esquelética.
O Fukuipteryx tinha um conjunto de características comparáveis ao de outros pássaros antigos, incluindo o Archaeopteryx, e acreditam que ele era capaz de realizar voos limitados.
Os resultados foram publicados na revista Communications Biology.