Peça de xadrez encontrada na Jordânia pode ser a mais antiga do mundo
Item é uma torre que data de mais de 1,3 mil anos e foi encontrado no sul da Jordânia
John Oleson, da Universidade de Victoria, informou que um pequeno objeto encontrado na Jordânia, feito de arenito, pode ser a peça de xadrez mais antiga já encontrada. Em sua apresentação na American Schools of Oriental Research na semana passada, ele falou sobre o objeto e o que ele poderia representar.
Os historiadores acreditam que o jogo de xadrez se originou na Índia há aproximadamente 1.500 anos, embora também se acredite que seu nome, regras e nomes de peças tenham mudado ao longo do tempo. Desde a sua invenção, o jogo se espalhou pelo mundo. Em seu resumo para a conferência, Oleson observa que as referências ao jogo de xadrez no mundo islâmico remontam ao século VII dC e era aparentemente um passatempo muito popular.
Em sua apresentação, Oleson descreveu o objeto de duas pontas esculpido em arenito que foi datado de aproximadamente 1.300 anos atrás. O objeto, encontrado em 1991, tem outra forma retangular. Oleson afirma que se parece muito com outras peças de xadrez islâmicas antigas - especificamente, uma torre (castelo). Ele ressalta que outros objetos identificados como gralhas na Jordânia e no Oriente Próximo, sejam de madeira, pedra ou marfim, são quase idênticos ao objeto de arenito. Nos modernos jogos de xadrez, a peça se assemelha a uma torre medieval - ela se move horizontal ou verticalmente por qualquer número de quadrados desocupados. Em épocas anteriores, a torre era feita para parecer uma carruagem de dois cavalos, o que pode explicar o aspecto duplo das primeiras figuras islâmicas.
A torre de arenito foi encontrada em um local chamado Humayma, que Oleson observa que estava ao longo da movimentada Via Nova Traiana - uma rota comercial entre a Ásia e o Próximo e o Oriente Médio. Parece provável que o jogo de xadrez tenha chegado ao Oriente ao longo do percurso. Humayma era um posto avançado comercial administrado pela família Abbasid. Oleson observa que a família acompanhou o que estava acontecendo no Iraque e na Síria. Tomadas em conjunto, as evidências sugerem que a torre é possivelmente a evidência mais antiga de tal projeto de peça de xadrez e possivelmente o exemplo mais antigo de qualquer tipo de peça de xadrez. É necessário mais trabalho para verificar se o objeto de pedra é, de fato, uma peça de xadrez antes de poder ser designado como tal.