Assista ao vídeo oficial do pouso do Perseverance em Marte
O rover Perseverance da NASA gravou este vídeo em 18 de fevereiro quando atingiu a superfície do Planeta Vermelho.
O filme começa com o paraquedas do rover se abrindo acima dele, enquanto o rover e seu trem de pouso entram na atmosfera marciana. Segundos depois, uma câmera na parte inferior do veículo espacial mostra o escudo térmico caindo em direção ao solo. Se você olhar com atenção, poderá ver que uma das molas que empurrou o escudo térmico do rover se soltou, disse o engenheiro da NASA Allen Chen, o condutor de entrada, descida e pouso do rover.
O rover Perseverance da NASA capturou o vídeo de sua própria aterrissagem usando um conjunto de câmeras na parte traseira do veículo de entrada, o guindaste do céu e o próprio rover.
O rover filmou o solo se aproximando cada vez mais, tendo vislumbres do delta de um rio, crateras, ondulações e terreno fraturado. Câmeras na parte superior e inferior do rover capturaram nuvens de poeira enquanto o jetpack do rover, baixava-o ao solo por três cabos. Uma outra câmera mostrou o veículo espacial balançando levemente enquanto descia, até o momento que foi deixado para iniciar sua missão.
O Perseverance pousou em um antigo leito de lago chamado cratera Jezero, a cerca de dois quilômetros do que parece ser um antigo delta de rio alimentando-se da cratera. A missão principal do rover é procurar por sinais de vida passada e armazenar amostras de rochas para uma missão futura de retorno à Terra.
As primeiras imagens que o Perseverance enviou de Marte mostravam suas rodas em uma superfície plana. O solo está repleto de rochas que estão furadas, disse a cientista assistente do projeto Katie Stack Morgan em uma entrevista coletiva em 19 de fevereiro.
“Dependendo da origem das rochas, esses buracos podem significar coisas diferentes”, disse ela. A equipe de ciência acredita que os buracos podem ser de gases que escapam da rocha vulcânica quando a lava resfria, ou de fluidos movendo-se através da rocha e dissolvendo-a. “Ambos seriam igualmente emocionantes para a equipe.”