Últimas

MEGAFAUNA - O que aconteceu?

            A palavra MEGAFAUNA nasceu da união do termo grego "Mega" que significava grande e "fauna" do latim animal. O termo é utilizado para descrever animais de grande porte, geralmente maiores que os seres humanos e ainda não domesticados.


Pertencem a esse grupo animais aquáticos gigantes, como as baleias; grandes animais terrestres como os elefantes, girafas, hipopótamos e rinocerontes; e os dinossauros junto a outros répteis gigantes que já foram extintos.

Embora muitas espécies que ainda habitam nosso planeta possam ser colocadas neste grupo, geralmente as pessoas associam a MEGAFAUNA a grandes animais que viveram com a espécie humana, mas foram extintos.

Se você assistiu o filme A Era do Gelo, já se deparou com animais da MEGAFAUNA que foram extintos! O mamute Manny, por exemplo viveu no Pleistoceno, a famosa preguiça Sid, tem semelhanças com outras que existiram neste período e andavam em duas patas, o tigre-dente-de-sabre Diego é outro ótimo exemplo. Embora o filme seja uma ficção, com certeza os roteiristas tiveram como base muitas pesquisas realizadas por historiadores e paleontólogos.


Estudos demonstram que a extinção de muitas espécies da MEGAFAUNA ocorreu devido a alterações climáticas, que ocorreram entre o Pleistoceno e Holoceno, que transformaram regiões geladas e secas em áreas com temperaturas mais amenas e úmidas, muitos animais não conseguiram se adaptar a essas mudanças a acabaram sendo extintos.


Onde atualmente está localizado o território brasileiro, fósseis de animais extintos que pertenceram a megafauna também foram encontrados: Xenorinotério, Preguiça-gigante, Mastodonte, Gliptodonte, Toxodonte, entre outros.


Ligia Mendes de Almeida

Criadora de Conteúdo