Últimas

Teorias sobre a CHEGADA DO HOMEM A AMÉRICA


            Os fósseis de hominídeos mais antigos foram encontrados no continente africano, o que trouxe aos historiadores um grande questionamento, como nossos ancestrais teriam atravessado o oceano para chegar ao continente americano? Para responder esta pergunta foram criadas duas teorias que atualmente são bem aceitas no mundo acadêmico – a travessia pelo estreito de Bering e a Malaio-polinésio.


            Segundo a teoria do estreito de Bering o ser humano teria chegado ao continente americano há cerca de 50 mil anos, a travessia teria ocorrido através do deslocamento de grupos nômades pelo extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, que possui cerca de 85km de distância. Acredita-se que neste período a região estava congelada em razão da era glacial, formando uma passagem natural entre os dois extremos.


            A teoria Malaio-polinésia teria ocorrido há cerca de 10 mil anos, quando habitantes das ilhas da Polinésia teriam se deslocado pelo oceano em pequenas embarcações, conseguindo sair da Oceania e chegar a América com ajuda das correntes marítimas.  

               Quer saber mais? Dê uma olhadinha neste vídeo do canal AVENTURAS NO CONHECIMENTO.


Ligia Mendes de Almeida

Produtora de Conteúdo