As principais FORMAS DE RELEVO
Relevo são as formas encontradas na camada superficial da Terra, algumas mais altas outras mais baixas, as vezes mais planas outras cheia de irregularidades. Essa diferença de altitude ocorre devido a ação dos agentes internos (endógenos) e (exógenos).
Os agentes endógenos atuam abaixo da superfície ou a partir de fenômenos que possuem origem na parte interior do planeta. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Os agentes exógenos são a ação de elementos que se encontram sobre a superfície da Terra, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Para facilitar a compreensão do relevo, dividimos suas formas em quatro grupos principais: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
MONTANHAS
As montanhas são as maiores formas de relevo encontradas na superfície da Terra, suas encostas são íngremes e de alta declividade, quando encontradas em conjuntos são chamadas de CORDILHEIRAS. Geralmente em áreas próximas a elas se formam regiões de vales, que são regiões mais planas e rebaixadas.
Cordilheira do Himalaia - Continente AsiáticoPLANALTOS
Os planaltos são áreas mais ou menos planas, com muitas irregularidades, um sobe e desce constante, nas bordas dos planaltos, podemos encontrar serras ou outros tipos de formações com topo plano, como chapadas. Isso porque essas regiões sofrem constante desgaste por causa dos processos erosivos. Encontram-se em áreas de altitude superior a 300 metros, mas podem chegar a mais de 2 mil metros.
São classificados de acordo com sua formação: sedimentares, basálticos e cristalinos.
PLANÍCIES
Áreas de formação mais recente, situadas em áreas mais baixas, geralmente próximas ao nível do mar, mais planas e menos acidentadas, onde ocorre o processo de sedimentação, ou seja, o acúmulo de sedimentos. As planícies são classificadas de acordo com seu processo de formação:
- Planícies fluviais: são formadas pelo acúmulo de sedimentos transportados por rios.
- Planícies lacustres: são formadas quando há acúmulo de sedimentos em lagos.
- Planícies costeiras: são formadas pelo acúmulo de sedimentos por meio de águas marinhas.
DEPRESSÕES
Existem dois tipos de depressões: relativas e absolutas. Denominamos de depressões relativas áreas mais baixas que as áreas vizinha e a depressão absoluta são áreas mais baixas que o nível do mar.