Todo deserto precisa ser quente? - DESERTO DO SAARA
Quando pensamos em deserto, logo lembramos do DESERTO DO SAARA e ao contrário do que muitos dizem ele não é o maior do planeta...
O conceito de deserto descreve regiões que recebem menos de 250 milímetros de água anualmente, sendo assim, embora nossa imaginação nos leve para paisagens áridas os maiores desertos na verdade são a Antártida e o Ártico. Para dar mais exatidão ao conceito eles são divididos em desertos quentes e frios.
Deserto do Saara
Deserto da Antártida
Seu clima é considerado hiperárido por possuir baixíssima umidade atmosférica, com grande amplitude térmica, possui temperaturas superiores a 50º C durante o dia, mas pode registrar temperaturas negativas durante a noite. As chuvas são eventos raríssimos, na maior parte do Saara chove menos de 20 milímetros por ano. Quando acontecem, as pancadas são mais incidentes nas regiões litorâneas.
A paisagem é predominantemente árida, com vegetação quase inexistente com exceção as áreas de Oásis, onde se encontra a maior parte da população que habita o deserto. Sim, ele é habitado por aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. Os beduínos e tuaregues são os povos nômades mais conhecidos da região.
- Na antiga língua árabe Saara significa espaço vazio e sem vegetação.
- O deserto do Saara já foi uma extensa floresta tropical, entre 5 mil e 11 mil anos atrás, esse período é chamado de Saara Verde ou Saara Úmido.
- Nevou no deserto do Saara nos anos 1979 e 2018 durante a noite. O que durou aproximadamente meia hora devida a umidade vinda do continente europeu.
Ligia MendesCriadora de Conteúdo