Neuro - Conheça 8 itens relacionados a essa pequena palavra.
Neste artigo você vai conhecer itens relacionados a palavra NEURO e seus significados curiosos: neuro, neurologia, neuropatia, neurologista, neurotecnologia, neuropsicologia, neuroplasticidade e neurose... UFA.
O que é Neuro, afinal?
De acordo com o dicionário etiológico a palavra Neuro tem origem grega e significa NERVOS - que são nomes dados a todas as ramificações do nosso sistema nervoso, de maneira generalizada.
Por esse motivo, dá para entender já, boa parte das palavras que iniciarem com esse prefixo (todas as palavras que começarem com neuro).
Por exemplo:
Neurociência:
Profissionais de Neurociência são chamados de Neurocientistas. Buscam desvendar os enigmas do cérebro, e todo o comportamento que pode estar relacionado ao comportamento ou até mesmo inteligência humana.
Neurologia:
Neuropatia:
Chama-se de neuropatia uma doença que atinja de maneira física e mecânica os nervos periféricos (movimentos, equilíbrio, sensação de frio, calor, dor e pressão são normalmente afetados). Pode ser incapacitante: com lesões e sintomas permanentes que reduzam a qualidade de vida.
Neuropatologia:
Facilmente confundido com o termo anterior, o termo é utilizado para se referir a doenças químicas que podem atingir o Sistema Nervoso de maneira geral, podendo ser inclusive resultado de sequelas por outras doenças.
Neuroplasticidade:
A neuroplasticidade, também chamado de plasticidade neural, é a notável capacidade que o cérebro tem de mudar ou de se adaptar por meio de alterações fisiológicas resultantes da interação com o ambiente. Esse termo foi utilizado em 1890 pela primeira vez em estudos relacionados à capacidade de aprendizado que nosso Sistema Nervoso tem no decorrer de uma vida.
Neurotecnologia:
A neurotecnologia é a aplicação tecnológica que pode estar associada aos estudos de Neurociências e Neurologia. De maneira superficial, podem desenvolvidas para entender o cérebro, visualizar seus processos e, inclusive, controlar, reparar ou melhorar suas funções.
Neurose:
Distúrbio psicológico ou comportamental que pode produzir fobias e outras perturbações emocionais e até mesmo motoras. Trata-se de um quadro clínico onde o comportamento corriqueiro das pessoas está sempre relacionado a sentimentos ou emoções negativas.
Neuropsicologia:
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia cujo objetivo é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento. O psicólogo especialista em Neuropsicologia atua no diagnóstico e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais causadas principalmente por disfunções e lesões cerebrais.
Enquanto o psicólogo busca entender as emoções e pensamentos apresentados na vida do paciente, o neuropsicólogo avaliará possíveis comprometimentos vinculados ao sistema nervoso central.
Carla Sabrina Reis
Criadora de Conteúdo